
Na manhã desse sábado, vinte de janeiro, instituímos a prática de jogos educativos na Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo. Além de trabalhar a ludicidade, as crianças exploram atenção, estratégia, correlação, compreensão, interação, e, muita alegria. Como ficaram contentes com um único jogo!!! Até porque, antes de jogar, precisam explorar o mundo dos livros. Somos uma biblioteca aberta aos exercícios de um viver pleno.

Continuamos a investir na tese de que a criança é um ser holístico. O que for possível desenvolver na BLDM, em meio à natureza numa praça de Teresina, vamos investir nossas energias: ler, dialogar, refletir, desenhar, jogar, representar... A cidadania de uma criança está no direito de usufruir todas suas potencialidades. Já convidamos educadores físicos para trabalhar com jogos e esporte. Também já chamamos arte-educadores para potencializar as artes entre as crianças. Bem como pedagogos para colaborar com os processos de alfabetização e educação. E os sociólogos? Sou um sociólogo que acredita que cidadania se materializa na vivência plena de cada pessoa. Alguns já foram tocados por nosso ideário. Essas crônicas são nossos convites semanais para sensibilizar novos educadora(e)s voluntario(a)s.

A BLDM é um campo aberto para viver integralmente a infância. Criança lê, interage, brinca, joga, fala, pratica esportes, tem ideias sobre si e sobre o mundo, reflete sobre as violências e injustiças do mundo, fantasia, sonha e luta para ser o melhor de si. Este é nosso universo educacional: fomentar em cada criança (e também em cada educador voluntário) uma vida de criações, sensibilidades respeitadas e vivenciadas, pensamento livre e crítico, sonhos com pessoas autênticas e um mundo mais justo e fraterno, autoestima fortalecida e diversidades respeitadas.

Nossa gratidão às mulheres voluntárias que ofereceram um belo café da manhã para nossas crianças na Praça Santa Sofia, zona norte de Teresina, nesta manhã de domingo!
Comentários