A recepção dos alunos é sempre calorosa na Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão. Com sorrisos, abraços e uma energia intensa pós-recreio, as crianças do segundo ano acertavam os últimos preparativos para uma apresentação teatral aos colegas. Após alguns encontros de conversas, descobertas e ensaios por meio do projeto “criança: ator do mundo”, foi no dia 25 de outubro que a turma apresentou uma encenação de textos poéticos. O momento foi compartilhado com alguns professores e colegas.
As experiências se dão no contexto de continuidade do projeto, coordenado através do programa de extensão Humanismo Caboclo. O trabalho foi iniciado no primeiro semestre desse ano e já proporcionou vivências teatrais com as crianças e adolescentes do Grupo Cordão de Dança, sediado na mesma escola. Neste segundo semestre, são os alunos do professor William Feitosa Junior que navegam por estas ideias. William é responsável pela turma de crianças que têm entre sete e oito anos, e explica que a ideia das aulas de teatro “partiu de uma necessidade em melhorar a fluência na leitura, expressão e oralidade, e, da vontade de trabalhar outras metodologias que abarcassem competências sociais, afetivas, humanas em geral”.
As ações do projeto "Criança: ator do mundo" contemplam alunos de segundo ano da E.M Prof.Lima Cordão (Fotos: Ohana Luize)
No dia da apresentação, enquanto o professor Luciano Melo, coordenador do Humanismo Caboclo e responsável pelas oficinas de teatro, desafiava as crianças em exercícios de expressividade corporal, o pequeno Artur Gabriel contava sobre como iria interpretar um gato e ainda revelou o que mais gosta das atividades. “Eu vou fazer o ‘miau’ do gato e toda a cena. Vou falar o título e depois continuar os textos. O que mais acho legal e gosto aqui é de fazer parte com os outros”, diz ao afirmar que não estava nervoso nem tímido. Artur diz que deseja, no futuro, contar para as outras pessoas o que está acontecendo, falar de notícias nos jornais. Uma sugestão para que profissional ele quer ser? O tempo poderá confirmar as hipóteses. Durante alguns dos encontros os professores perguntaram às crianças o seguinte: o que vocês têm aprendido com as aulas de teatro? As crianças destacaram diversos aprendizados: “ler”, “imitar os personagens”, “música”, “ler e se apresentar”, “fazer parte”, “ler e escrever”, “fazer teatro”. Júlia Sofia Moreira Costa, de 7 anos, explicou que aprendeu a “ser educada, imitar os personagens, se divertir e ler”. Adam Carlos Visgueiro, 8 anos, contou que as aulas de teatro o levaram a “imitar, a falar as vozes, a conduzir, a ler melhor e escrever melhor”. Luis Fernando do Nascimento, de 7 anos, cita que aprendeu a “ler, se comportar, também imitar os personagens, escrever muito bem e se apresentar”. O professor Luciano Melo, responsável pelas aulas de teatro, destaca que “a oficina propõe exercícios de interpretação de situações e personagens a partir dos poemas lidos. Com isso, as crianças exercitam suas várias formas de expressão – falas, representação, movimentação corporal etc. Assim, o teatro estimula a confiança entre as crianças e suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais”. As expectativas foram materializadas em uma apresentação emocionante. Com cada movimento memorizado, textos em mãos e atenção às coordenadas dadas pelo professor William, as crianças iniciaram com a encenação de “A boneca”, de Olavo Bilac, seguida de “Maria vai com as outras”, de Sylvia Orthof e “A língua do Nhem”, de Cecília Meireles. Os textos foram escolhidos com os estudantes que demostraram o desenvolvimento das competências aguardadas. A plateia observou, riu e aplaudiu ao final de cada texto. Mas o principal ficou para o final da tarde com o texto “Cordão", de Chico Buarque. A letra de um samba foi transformada, nas vozes das crianças, em uma bela representação de anseios por participação, coletividade e esperança. A tarde de apresentações foi a primeira com os resultados do projeto “criança: ator do mundo” e, nas palavras de alguns presentes, chegou a arrepiar e aquecer os corações. A partir desta semana as ações continuarão e novos textos serão ensaiados para chegarem ao público até o final do período letivo. Confira fotos e vídeos das apresentações.
Por Ohana Luize
Comments