Na manhã da terça-feira, 27 de fevereiro, na sede da FUNACI (Fundação Padre Antônio Dante Civiero), no município de Teresina, o coordenador do programa de extensão Humanismo Caboclo apresentou o curso “Formação político-social de jovens do campo” para duas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) piauienses. Estiveram presentes a irmã Gabriela, da Escola Família Agrícola Santa Ângela, de Pedro II, professores Raimundo Melo, Vicente de Paulo e Euziane, da Escola Família Agrícola José Nery dos Santos, de Miguel Alves, e Antônio Carvalho, da coordenação da Funaci.
Foi apresentado o projeto do curso que tem como objetivo geral desenvolver uma formação voltada para o protagonismo social de jovens frente às opressões sociais estabelecidas num contexto de forte conservadorismo. A proposta foi aceita pelo(a)s parceiro(a)s e foram definidas as datas de início: 22 de março, na Escola Família Agrícola José Nery dos Santos, e 19 de abril, na Escola Família Agrícola Santa Ângela.
O curso é voltado para jovens do primeiro ano do ensino médio dos cursos técnicos das EFAs. A ideia é mobilizar jovens do campo para desenvolver ações políticas em suas comunidades rurais. Cultura política e engajamento social precisam fazer parte da formação humana de nossa juventude, pois contribui com a construção de uma sociedade justa e democrática. A formação está prevista para acontecer durante os três anos do ensino médio. No primeiro ano, acontecerão quatro encontros bimestrais, totalizando 68h. Além da formação conceitual, serão desenvolvidas ações concretas pela(o)s jovens em suas comunidades.
O curso é coordenado pelo Humanismo Caboclo e Funaci. Terá como colaboradores estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais, da Uespi (campus Poeta Torquato Neto). Durante a reunião foi sugerido que educadores das EFAs pudessem se somar à equipe de educadores do curso. Esta ideia foi acolhida pois fortalece o processo formativo como parte do cotidiano do(a)s educando(a)s.
O curso faz parte do conjunto de atividades curriculares de extensão (ACE), da Licenciatura em Ciências Sociais. As ACEs fazem parte na nova organização de currículos dos cursos universitários (10% da carga horária total). Além do Curso de Formação Político-Social de Jovens, o Humanismo Caboclo desenvolve a Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo em quatro praças de Teresina (voltada para crianças) e o curso “Ética e relações interpessoais: Sociologia e Juventudes” (voltada para jovens do curso técnico de teatro da Escola Gomes Campos).
Comments