top of page

Leitura e diversão: oficina incentiva crianças a ler e escrever

  • Foto do escritor: Humanismo Caboclo
    Humanismo Caboclo
  • 26 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Na sala um cantinho especial para as crianças ficarem mais a vontade enquanto lêem (Foto: Geici Mello)

“Esse projeto representa para mim uma parte muito legal da minha vida”, afirmou Jhonatan Geovane, de 09 anos, se referindo à oficina “Leitura é vida”. No último final de semana ocorreu mais uma edição da atividade que incentiva a leitura e escrita de crianças, com diferentes faixas etárias.

A escola municipal João Porfírio de Lima Cordão, localizada na zona sudeste da capital piauiense, é o ponto do encontro, que ocorre quinzenalmente e é coordenado pelos educadores Willian Feitosa Silva Júnior e Luciano Melo. A oficina é promovida pelo Humanismo Caboclo, programa de extensão da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em parceria com a escola.

Jhonatam Geovane conta que participa desde a primeira edição e que sonha em poder ser escritor. “Eu gosto muito de vir para cá. A gente pode ler à vontade, escrever e depois contar nossas histórias para nossos amigos”, disse.

Quem também compartilha da mesma opinião é Heloísa Silva, de 08 anos. “O que eu mais gosto de ler é história em quadrinhos, mas não é só isso que leio quando venho para cá. Também gosto de poemas e o bom é que meus amigos também estão aqui e nós aprendemos juntos”, apontou ela.


Crianças de diferentes idades participam da oficina (Foto: Geici Mello)

O educador Luciano Melo explica que a oficina busca incentivar as crianças a ler, a escrever e compartilhar com as outras crianças. “Eles têm um tempo para escolher o que vão ler. Depois da leitura, cada um conta sobre o que leu. Assim, pouco a pouco, as crianças vão criando este hábito e descobrindo do que gostam e compartilhando uns com os outros”, conta.

Ao todo, 11 crianças estavam presentes nesta edição. A proposta foi que cada um escrevesse uma história, que poderia incluir desenhos. Ao fim, alguns decidiram compartilhar em voz alta seus textos, empolgando uns aos outros.


Por Geici Mello

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por Humanismo Caboclo

bottom of page