top of page
Buscar
Foto do escritorHumanismo Caboclo

LER PARA SER: VIAGENS INUMERÁVEIS

O projeto Leituras e Descobertas do Mundo retornou nessa sexta à tarde na Praça do Santa Sofia. Uma transeunte nos indagou se já conquistamos muitas crianças. Expliquei que havia um grupo de quatro que vinha com certa frequência. (Ah, essa busca pela quantidade!). (PAUSA). Ler é uma possibilidade entre muitas outras para usufruir e explorar sensível e racionalmente o humano. Certamente há outras mais apelativas ou mais estimuladas nessa sociedade de imagens e sentidos. Mas acreditamos que ler ainda é fundamental e essencialmente humano. Esse humano inumerável. (PAUSA).



Helen e Felipe apareceram com aquele sorriso e doçura de sempre. Falamos sobre a vida e os fatos das últimas semanas. Lembrei da operação chuva e passamos a montar a barraca... Mas a chuva nos surpreendeu antes de concluir. Corremos para o interior do furgão... Logo apareceu a avó Raimunda. Eles se divertiram lendo e conversando... Novamente, esforcei por fazer uma selfie segurando um guarda-sol com a outra mão... Vejam:



Depois, com a chuva mais calma, fomos deixá-los em casa. Voltei para secar cadeiras e mesas. E quem aparece? Felipe e Helen. "Tio, a chuva passou". Montamos a barraca e passaram a ler. (PAUSA). Essas crianças são luzes em nossas vidas com tantas sombras e ações previsíveis. (PAUSA).



Esses movimentos de seres humanos na construção de sentidos para viver é o que nos move a ir às praças com livros. O fim não está nos livros. Estes são somente meios. Meios para explorar e sentir a infinitude humana. Talvez essa fosse a resposta que teria dado à transeunte... (PAUSA). Uma professora, no final da tarde, passou para conhecer o projeto. Deseja desenvolver uma ação pedagógica com tons semelhantes. Mas, como todos nós, com dúvidas e ansiedade. “Simplesmente faça. E deixe que suas ideias, sentimentos e ações a guiem”. (PAUSA).



Depois da chuva da sexta, optou-se por um formato ainda mais condensado da biblioteca para garantir proteção para livros e crianças... A praça dos Orixás tem uma força especial. Cheguei com um leve sereno, mas, com o trabalho e a chegada das crianças, o tempo abriu e encerramos com muito sol.



Crianças são seres luminosos. Com sensibilidade e sabedoria, elas irradiam cada vez mais. Isabela lia com fluência e alegria o livro “Um presente incrível”, de Guido Van Genechten. Conversamos sobre a necessidade de estimular a inteligência e habilidades de crianças. Ela adorou o quarto da criança-elefante. Dialogamos sobre a riqueza de detalhes das gravuras do livro. Rimos com as reações do elefantinho frente ao presente incrível... (PAUSA). Ler é viver... (PAUSA).



Depois chegaram seu irmão Kauan e o primo Ruan. Kauan amou o livro “O lobo que caiu do livro”, de Thierry Robberecht. As experiências de um lobo que saiu de sua história e mergulha em outros livros para encontrar uma história com a qual se identifique e seja feliz... (PAUSA). Ler, realmente, é um mergulho livre nos inúmeros encontros da fantástica humanidade que cada leitor, a cada momento de sua trajetória, está disponível para abraçar. (PAUSA). Gratidão aos Orixás!

3 comentários

3件のコメント


Ernâni Getirana
Ernâni Getirana
2023年1月23日

Belo trabalho esse. Venho acompanhando pelas redes sociais e só terço elogios. Algum simples, funcional, significativo. Pretendo conversarmos com mais vagar dia desses. Um abraço, Luciano.

いいね!
Humanismo Caboclo
Humanismo Caboclo
2023年1月26日
返信先

Será um prazer trocar ideias com você. Obrigado por nos acompanhar nas redes sociais: contente com seus comentários. Grande abraço!

いいね!

Ernâni Getirana
Ernâni Getirana
2023年1月23日

Belo trabalho esse. Venho acompanhando pelas redes sociais e só terço elogios. Algum simples, funcional, significativo. Pretendo conversarmos com mais vagar dia desses. Um abraço, Luciano.

いいね!
bottom of page