top of page
Buscar

PROJETO LEITURAS E DESCOBERTAS DO MUNDO CONQUISTA CRIANÇAS DO BAIRRO SÃO JOAQUIM

Foto do escritor: Humanismo CabocloHumanismo Caboclo

Quantas alegrias ao concluir este ano de Leituras e Descobertas do Mundo! 29 (vinte e nove) encontros, aos sábados pela manhã, na Praça dos Orixás, bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina, entre 8h30min e 10h. Crianças, livros, diálogos, desenhos e muitas trocas de sonhos e esperanças.

Foto: Júlia Melo

O projeto busca garantir o direito à leitura para crianças que não disponibilizam de uma biblioteca no seu bairro e onde as bibliotecas das escolas teimam em manter-se fechadas ou com difícil acesso ao público de estudantes. O desenvolvimento humano precisa ser estimulado – a leitura de textos literários é fundamental para ampliar as habilidades de interpretação e vivência do mundo, de autodescoberta bem como de vivência do ser integral que é cada ser humano, além do aperfeiçoamento do ser letrado (leitura, escrita, interpretação, imaginação, pensamento etc.).

Foto: Júlia Melo

Nossa biblioteca ao ar livre conta com uma estrutura de quatro mesas e dezesseis cadeiras. Temos também o furgão-biblioteca que garante um espaço lúdico para leituras e fantasias. Nosso acervo conta com, aproximadamente, 120 livros diversos, de autores brasileiros e estrangeiros, arranjados em duas estantes e no furgão-biblioteca.


Além da oportunidade de ler, as crianças contam com três educadores voluntários disponíveis para dialogar sobre as histórias, propor exercícios de desenho e conversações sobre as experiências durante a manhã de vivências.

Foto: Júlia Melo

Nosso público é diverso. Temos crianças que ainda não leem e outras com habilidades distintas de leitura. Com as primeiras, lemos as histórias e, principalmente, estimulamos confiança e imaginação para que tomem o livro literário como um campo aberto e repleto de possibilidades. Com as crianças alfabetizadas, mantemos relações distintas conforme suas características de leitores: algumas gostam de ler silenciosamente e sozinhas; outras precisam de estímulo para ler (com essas, fazemos uma leitura acompanhada que a motiva a descobrir os prazeres de ler); outras já leem para seus irmãos menores.

Foto: Júlia Melo

Essa diversidade de possibilidades é nossa grande riqueza. Descobrimos, com as crianças, novas formas de interagir com o mundo das letras. O importante é compreender que os livros só possuem sentidos se contribuem com as descobertas de cada leitor sobre si e sobre seus mundos. Jamais fazer dos livros um objeto difícil e repleto de ressalvas. Pelo contrário, descobrir com o apoio dos livros os mundos e novas leituras para as vivências.


 

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por Humanismo Caboclo

bottom of page