A paixão pelos jogos de tabuleiro é revivida em meio à tecnologia dos jogos online em Teresina. Na capital, um grupo, com cerca de 30 membros, organiza há três anos o encontro de tabuleiro do Piauí, o Cajuína Meeple, com competições e premiações para todas as idades. O objetivo é disseminar a prática de raciocínio lógico, memória e aprendizagem que os jogos de tabuleiro proporcionam para as pessoas. A primeira edição do Cajuína Meeple ocorreu no ano de 2016, mas a ideia de reunir pessoas ocorreu bem antes, em 2014.
Carlos Henrique Viana é um dos organizadores do Cajuína Meeple desde da criação do grupo. Sua paixão pelos jogos de tabuleiro iniciou ainda na infância, mas era algo tímido. Foi após conhecer a esposa, Elaynne Mota, que ambos entraram de cabeça no mundo dos jogos. Ele conta que tudo começou durante um encontro de amigos. “Conversando no grupo que nós tínhamos na época, tivemos a ideia de fazer um dia de jogos. Um amigo liberou espaço na casa dele e dali fizemos nosso encontro, mas nada muito organizado”, relembra.
Depois da primeira experiência, Carlos encontrou espaço em uma livraria, localizada no Shopping Rio Poty, que tinha a cara do evento. O local foi escolhido para acolher o primeiro Cajuína Meeple, em 2016. “Conseguimos reunir 90 pessoas durante o evento. Nisso, percebemos que nossa proposta despertava a curiosidade nas pessoas”, diz.
Carlos conta que o evento superou todas as expectativas do grupo, por isso, a ideia era alcançar objetivos ainda maiores. Durante 2017, o grupo realizou três edições (duas delas na praça de alimentação do shopping).
Nesse momento aparece outro protagonista: um espaço amplo localizado no Teresina Shopping. O local é, atualmente, o ponto oficial do Cajuína Meeple. Com o novo formato, a equipe cobrou, inicialmente, uma taxa simbólica de cinco reais, e, em seguida, aumentou para dez reais, com desconto para quem participasse nos dois dias do evento (sábado e domingo).
Na última edição, que ocorreu em junho deste ano, o Cajuína Meeple reuniu 250 participantes divididos em 230 partidas. Ao todo, foram distribuídos 12 prêmios. Segundo a organização, o objetivo não é monetizar o evento. “Nossa ideia é apresentar o mundo dos jogos de tabuleiro para o público teresinense. Muitas vezes, quando se fala nisso, as pessoas sempre pensam nos jogos clássicos, como ‘jogo da vida’, por exemplo, mas nosso objetivo é mostrar que existe um mundo muito maior que isso”, enfatiza.
Tecnologia X clássico
Os jogos de tabuleiro possuem um concorrente à altura no mundo atual: os jogos online. Diante de toda a tecnologia, o Cajuína Meeple mostra que os jogos de tabuleiro são mais do que apenas uma opção de entretenimento. “Apesar de existir jogo online, onde as pessoas conversam umas com outras, isso ainda é algo distante. O jogo de tabuleiro proporciona uma experiência muito além disso e é emocionante”, finaliza.
O grupo também se reúne todas as quintas-feiras para fazer o que mais ama: jogar tabuleiro.
Por Daniely Cíntia Viana de Sousa, Jornalista e Relações Públicas graduada pela Uespi.
Kommentare