DESPERTAR INTERESSES
- Humanismo Caboclo
- 29 de nov.
- 1 min de leitura

Inspirar crianças a descobrir coisas, como diria Derick. Nesta manhã de sábado descobrimos sobre revisão de texto. Também falamos sobre poluição e nossas responsabilidades por cuidar do planeta. Exploramos os talentos para desenhar e escrever. Exercitamos disciplina ao ler e escrever. Descobrimos que explorar nossas potências criadoras é divertido e necessário.
À tarde fomos desafiados fortemente. Temos sete crianças que não desenvolveram habilidades necessárias para leitura. Desafio posto, desafio acolhido. Passamos a trabalhar atividades de silabação e leitura de palavras simples. As crianças ficaram tão motivadas que, apesar do cansaço e da falta de competência técnica, busquei explorar o universo das letras e seus sons.

A Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo, de fato, é um espaço de acolhimento e descobertas. Acolhemos as crianças como são para desafiá-las a descobrirem coisas novas. Não idealizamos uma criança leitora. Não nos fechamos numa metodologia fechada. Arriscamos a afirmar que nosso método se fundamenta na acolhida e compreensão das crianças. E, assim, motivá-las a trilharem suas descobertas em meio a palavras e sentidos, a partir de suas vidas reais.
Num universo social marcado por desigualdades e precariedades, não podemos lamentar o tempo perdido tampouco buscar responsáveis. Apenas fazemos o que nos é possível com empatia e sabedoria. Buscamos despertar interesses. Quando mais motivadas, mais as crianças se dispõem a conhecer e fazer-se melhores.
