top of page
Buscar

LEITURA E INDIVIDUALIDADE

Foto do escritor: Humanismo CabocloHumanismo Caboclo

Uma das alegrias da Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo é o fato das crianças leitoras serem tratadas a partir de suas particularidades. Não são, como na escola, alunos de uma determinada sala ou leitores de nossa biblioteca. As crianças leitoras são Kauã, Maria Luíza, Isabela, Júnior, Helen, Felipe, Adão, Rian, Jonas, Maria Laura, Débora, Júlia... Cada uma com suas potências, modos de expressar, interesses, jeitos de ser etc.

Essas crianças leitoras possuem uma individualidade e são estimuladas a ler conforme suas potencialidades e interesses. Não possuem uma meta de livros a serem lidos tampouco fichas de leitura para verificarem suas habilidades leitoras. Leem porque gostam. Leem porque interessaram-se pelo título da história. Leem o mesmo livro pois é o seu favorito. Leem porque gostam das gravuras ou é seu conto de fadas preferido. Não há uma tipificação prévia sobre que leitor desejamos. Apenas queremos que cada criança viva seus interesses e práticas de leitura. Alguns leem conversando; outros ficam bem concentrados; outros leem em voz alta; alguns leem pois estão numa biblioteca... Neste último caso, buscamos estimular uma atitude positiva a partir de estímulos e trocas com essas crianças.





Cada criança leitora possui sua história individual. Queremos que se inventem e reinventem a partir de suas singularidades, com seus gostos e modos de ver as narrativas. Se há uma meta é que cada criança leitora viva seus prazeres com os livros de ficção. Sim. Fruir... Imaginar... Pensar... Rir... Emocionar-se... Desgostar... Encantar-se... Como esquecer a alegria de Maria Laura conquistando competências de leitura das palavras!?

Essa é a razão de ser da Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo: contribuir com a vivência singular de cada criança com o mundo das letras. Por isso, partimos sempre de múltiplas interações com as crianças que frequentam nossa biblioteca. Não podemos orientar caminhos de leitura para uma criança leitora desconhecida. Por isso, há barulho em nossa biblioteca. É preciso que as crianças se mostrem e indiquem algumas direções para seus desenvolvimentos como pessoa integral.

 

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por Humanismo Caboclo

bottom of page