top of page

LER PARA A LIBERDADE E AUTENTICIDADE

  • Foto do escritor: Humanismo Caboclo
    Humanismo Caboclo
  • 22 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Por que subordinação em vez da sabedoria? Por que obediência cega a regras em substituição do comprometimento ético? Por que buscar ser o melhor a todo custo no lugar de ser autêntico e autônomo? Estas questões me assaltam diariamente ao observar as pessoas, suas redes sociais... Este mundo está nos levando a um reducionismo de nossa subjetividade e de nossas potências criadoras e livres.

Ao vir à Praça dos Orixás, com aquelas questões na mente, pensava sobre o projeto educacional da Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo. Acredito que a leitura espontânea das crianças leitoras potencializa concentração, envolvimento, compreensão, empatia, imaginação, conhecimento, senso ético... Com essas potências em movimento, penso que nossas crianças exercitam oportunidades para fazerem-se sábias, autênticas, éticas e autônomas.

ree

Uma criança tímida que frequenta nossa biblioteca me deu o silêncio como resposta a esta simples pergunta: sobre o que é a história que leu? Percebi que, no íntimo, sabia, mas, havia um desencorajamento que o sufocava. Pedi que relesse a história comigo. A cada página, indagava sobre o que acontecia a cada momento da narrativa. Sempre apresentava um comentário claro e adequado sobre cada situação. Percebi que se encorajava a cada comentário. Ao final, indaguei sobre o que trata a história. E o silêncio foi superado com uma resposta compreensível e segura.

Não sei por que o silêncio. Por que a desconfiança sobre si própria? Mas, certamente, aquela criança desenvolveu em algumas situações sociais. E como práticas de leitura são mais recorrentes nas escolas, fiquei me perguntando o que pode estar acontecendo na vida desta criança leitora para cultivar desconfiança e insegurança.

ree

Por enquanto, guardo seu sorriso e o olhar confiante. O semblante tranquilo e os olhos nos meus olhos. Precisamos desenvolver cada vez mais a segurança em nossas crianças para que possam viver com liberdade e autenticidade. Não buscamos crianças obedientes, pacatas e com habilidades testáveis pedagogicamente. Desejamos crianças confiantes, vivazes e sábias.

 
 
 

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por Humanismo Caboclo

bottom of page