VIVER MAIS E MELHOR
- Humanismo Caboclo

- há 3 dias
- 1 min de leitura

Uma biblioteca que ocupa duas praças de Teresina, uma vez por semana, aos sábados. As crianças leitoras leem, escrevem, jogam, dialogam e pensam sobre tudo. Ao final, cada uma pode levar emprestado um livro para sua casa. Como compromisso, precisam escrever suas impressões sobre o livro lido em seu “caderno do leitor”. Somente suas impressões. Tecnicamente, assim define-se o cotidiano da Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo.

Para além desse desenho formal, há algo essencial de nossa biblioteca: as crianças e suas experiências. A biblioteca não estimula somente leitura, escrita e comunicação. Ela fomenta um viver aberto, generoso, criativo, coletivo e crítico. Em outras palavras, cada criança leitora descobre-se mais e melhor em meio às experiências vividas.
Neste sábado, as gêmeas Maria Luíza e Maria Laura nos surpreenderam com sua generosidade e talentos de organização ao arrumar uma das prateleiras verdes da biblioteca. Lauany doou sílabas em pequenos papeis para colaborar com a alfabetização de algumas crianças. Duas crianças entregaram-se apaixonadamente às atividades propostas de alfabetização. Vitória trouxe sua amiga Ísis para conhecer nossa biblioteca. Kauã desenha cada vez melhor e com um envolvimento tocante. Sophya envolvida com a versão original de “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Adão pediu para levar duas revistas. Derik, no auge de seus três anos, alegre e sempre animado para participar.

São essas e tantas outras experiências que fazem de nossa biblioteca um campo de múltiplas vivências e aprendizados. Os livros são somente belas iscas para apreciar melhor o viver. No fim, desejamos simplesmente viver mais e melhor.




Comentários