ACOLHIMENTO
- Humanismo Caboclo

- há 8 minutos
- 1 min de leitura

O que uma biblioteca popular pode fazer com crianças com transtornos comportamentais diversos? Esta pergunta vem me ocupando nos últimos meses e chego a uma conclusão temporária: acolhê-las, sem comparações ou receios. Assim como todas as crianças leitoras, elas precisam ser compreendidas e, a partir das trocas feitas, orientar propostas de leituras, escritas e jogos educativos.
A palavra acolhimento tem sido uma máxima para a Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo. Assim como a literatura infantil acolhe a diversidade humana, as crianças leitoras também são. Exercitar a empatia, o respeito e trocas amorosas é uma necessidade do viver. Uma biblioteca, como um espaço cultural, deve possibilitar também relações humanas dignas, justas e estimuladoras.

Na crônica anterior, pontuava sobre os movimentos de uma biblioteca. Espaços culturais, por sua condição de acolher seres humanos diversos e criativos, estão sempre se transformando a partir das ações de seus participantes e de certas circunstâncias sociais. Acolher esta condição faz de nossos espaços culturais cantos de criatividade e desenvolvimento humano.




Comentários