Perguntaram-me como uma biblioteca promove cidadania. “Não é somente leitura?”.
Não! Se compreender que leitura é somente decodificar palavras e compreender sentenças, a pessoa não compreende o que é leitura, tampouco cidadania.
Ler compreende mais que um ato cognitivo; é um ato existencial complexo. Não é tão somente compreender um texto. De modo diferente, implica numa ação complexa de interpretar os signos linguísticos – compreender a sua articulação de sentidos no desenvolvimento do texto – rememorar as referências de vida de cada pessoa leitora – tocar no mar de emoções – posicionar-se ética e racionalmente diante das ideias – especular sobre a vida em toda a sua totalidade. A integralidade do ser envolve-se no processo de ler.
Quando o ato de ler torna-se um hábito, cada pessoa exercita esses movimentos de introspeção e extrospecção num processo de integralidade. Eu e o mundo que me toca movimentam-se em meio aos atos de ler. Imagino que assim cada pessoa se compreende melhor e pensa o mundo. O mundo não é mais aquela coisa ensinada e imposta; o mundo para a pessoa leitora é o espaço de suas vivências, contradições e resistências. A pessoa leitora projeta-se no mundo de modo crítico e criativo.
Por essas razões, leitura contribui com a formação e vivência cidadã. A pessoa leitora avalia narrativas (a do texto e as inúmeras narrativas apreendidas na sua vida), julga o certo e o errado, constrói outras narrações, imagina outras possibilidades para viver... A pessoa leitora apropria-se da vida pela via das abstrações das letras, pensamentos e imaginações, e, ao mesmo, propõe para si e para o mundo que o cerca posturas novas (seja de reafirmação das visões de mundo já conhecidas, seja pela proposição de novos modos de entender e viver).
A pessoa leitora distancia-se do mundo e, nesta trajetória imaginativa e criadora, explora possibilidades de viver de modo mais autônomo e propositivo. Imaginem numa praça em meio a trocas com outros seres leitores...
Logo, leitura contribui com a formação e vivência cidadã, ou melhor, com a criação do humano que se faz continuamente em cada passoa.
Comentarios