top of page
Buscar
Foto do escritorHumanismo Caboclo

COMPREENDER-SE E COMPREENDER-SE NO MUNDO


Ao chegar sábado pela manhã no bairro São Joaquim, a Praça dos Orixás já acordou. Os pássaros cantam e se alimentam. O sol brilha forte. Os ventos fraquinhos avisam que o dia será quente. Alguns transeuntes. E, pouco a pouco, as crianças chegam e escolhem os livros que desejam ler. Às vezes, aquele livro já lido inúmeras vezes. Nossas crianças leem por prazer. Um prazer de existir. Simples. Gostoso. Como aquele travesseiro quentinho ou um lençol velhinho e macio. Ler não é um remédio amargo ou uma tarefa compulsória. Ler é uma autoaventura onde o herói e o vilão somos nós mesmos, com nossos medos, indagações, sonhos, virtudes, vícios...


Ler é um exercício solitário da vontade do ser em busca de mais e mais... Mais alegria... compreensão... esquecer de tudo a sua volta... pensar seriamente sobre algo... rememorar as suas próprias histórias... emocionar-se... lembrar de uma canção... rir espontaneamente... imaginar... lamentar... Não tem limites para nossa vontade de ser! Não tem regras para ler! Cada pessoa lê com seu repertório de experiências e expectativas.



Naquela relação pessoal entre a criança leitora e um livro, a pessoa humana encontra-se com outras possibilidades do viver. Compreende que a diferença é própria da humanidade. Logo, não há por que dar vazão a qualquer expressão de intolerância. Ao ler literatura infantil, as crianças descobrem outros inúmeros sentidos da vida. Percebem que o artigo indefinido “uma” é mais apropriado para acompanhar o substantivo “vida” pois não existe “a” vida, mas vidas. Assim descontroem aquele senso perverso de individualismo exacerbado pois se dão conta que uma vida é solidária a outra. Do mesmo modo desmontam as lógicas etnocêntricas perversas. Nesses movimentos de ler-viver, enamoram-se com uma ética humanista e justa.

Autenticidade e humanismo solidário e justo. Nessas duas expressões encontram-se sentidos que nos alimentam, a cada final de semana, para ocupar praças de Teresina com a Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo. Cobram-nos por lições de cidadania ou um projeto pedagógico dirigido para formação de cidadãos. Compreender-se e compreender-se no mundo é nosso projeto de formação humana.

Comentarios


bottom of page