top of page

EU E UM LIVRO

  • Foto do escritor: Humanismo Caboclo
    Humanismo Caboclo
  • há 3 horas
  • 1 min de leitura

Estar só com um livro. Que momento mais íntimo e autêntico! O leitor e um outro mundo à mercê de suas percepções e emoções. Diante das infinitas situações, não é preciso mentir ou bancar uma outra pessoa. Apenas você. Se não gostar do livro, procura outro. Sem dar satisfação a um professor ou comprometer uma possível nota da escola. Você e um mundo fantástico (o da narrativa, mas também o de sua imaginação fabulosa).

Ler é sempre uma experiência do fantástico. Não se sabe o que irá encontrar tampouco que reações e sensações se experimentarão. Uma aventura sem roteiros prévios – apenas o leitor e o mundo inefável da obra literária. Fala-se tanto em aventuras ou novidades, e a literatura oferece inumeráveis venturas. Só tem um porém: você está só e sem itinerário.

Quem tem medo de si mesmo? O temor de um salto de bungee jump é passageiro. E o receio ou a prevenção de um encontro autêntico consigo mesmo? Eu e... eu. Que aventura fabulosa e radical! Você e suas emoções. Você e suas memórias. Você e seus desejos. Você e suas ideias. Você e você.

Observando estas crianças lendo solitariamente me bate uma esperança. A de que estes seres humanos podem viver melhor pois exercitam a vivência de si mesmas. Seus pensamentos e sensações não o espantam tanto pois estão habituados a percebê-los. Suas idiossincrasias íntimas são suas companheiras. Pode haver algo mais formidável?

 
 
 

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por Humanismo Caboclo

bottom of page