OS ARTISTAS FAZEM O SOL
- Humanismo Caboclo
- há 6 dias
- 1 min de leitura

Kauã identificou-se com a tarefa de ler e organizar os livros novos na biblioteca. Além de ler, ele externa suas opiniões sobre um trecho da narrativa. Lembra de algo e comenta:
– Já aconteceu comigo.
– Realmente, tem amigo interesseiro.
– Este livro combina comigo. O personagem Igor gosta de fazer amizades. Eu também.

Neste período, pós férias escolares, a biblioteca reduziu a frequência das crianças leitoras. Com isso, tenho mais tempo para acompanhar individualmente cada criança. Kauã tem aproveitado minha disponibilidade para repartir suas impressões. Temos vivido uma leitura partilhada. Nunca havia me atido a esta possibilidade. Mas, como estamos só eu e ele na mesa de leitura, por que não?
Biblioteca é assim. Tem sábado que está cheia de crianças leitoras; outros, não. Aceitamos e aprendemos com os dias diferentes e experimentamos novos sabores para o ler – uma leitura partilhada.

À tarde, na Praça São Raimundo Nonato, esteve presente somente a criança leitora Maria Laura. No seu caderno de leitora, Laura escreveu sobre a admiração de dois meninos frente a uma laranja. Passamos a nos perguntar o que cada um admira. No final de tanto contemplar e admirar as coisas, Maria Laura nos iluminou:
– Eu admiro a arte, pois os artistas fazem o sol, as árvores, até os rabiscos que eles fazem ficam bonitos.
Comments