RESPONSABILIDADE DE SER FELIZ
- Humanismo Caboclo

- há 3 dias
- 1 min de leitura

Uma coisa que me preocupa como educador é o desenvolvimento da responsabilidade entre crianças e adolescentes. Ser responsável por si e sua qualidade de vida. Não se trata tão somente de corresponder às exigências escolares e domésticas. Compreende uma atenção ampla sobre a vida integral do ser: afetos, relações, compromissos, autocuidado e vida feliz.

Somos mais felizes quando o que fazemos como também o que deixamos de fazer produzem bem-estar e alegrias. Quando respeitamos o colega e o escutamos em sala de aula, o ambiente melhora e as relações também. Quando cuidamos de nossos estudos, não pela obrigação da nota, mas pelas alegrias de conhecer, passamos a dar sentidos positivos ao que ocupa diariamente nosso tempo. Ao dedicar-se a algum esporte ou atividade física, expandem-se nossas capacidades físicas, sociabilidades e prazeres.
Ao responder por sua vida feliz, cada ser passa a viver com mais sentido e verdade interior. Não fazer as coisas simplesmente porque todos fazem. Mas dedicar-se às suas escolhas e ações por ser significativo e apaixonante. Ao dedicar-se mais à sua vida, os prazeres e paixões ganham força e animam as trilhas vividas diariamente.

Resumir responsabilidade à ideia de obrigação impõe um constrangimento compulsório. Nosso esforço, a cada sábado, é de superar este caráter forçoso. A cada ação pedagógica buscamos despertar nas crianças leitoras o cuidado e o prazer de observar suas escolhas, valores e atitudes. Com isso, cada criança está sendo responsável por suas alegrias e bem-estar.




Comentários