top of page
Buscar
Foto do escritorHumanismo Caboclo

Ubuntu: a humanidade para todos


As palavras podem despertar temores e, ao mesmo tempo, fascínios. Que mistérios escondem as palavras, em particular aquelas escritas em textos literários, que as fazem tão poderosas a ponto de despertar temores e as mais fortes paixões?


Crianças lendo na Santa Sofia

Ao ler o “Gigante egoísta”, de Oscar Wilde, Helen se encantou com a beleza de um jardim, a graciosidade das crianças. Também se questionou sobre a atitude egoísta do Gigante. E a morte do Gigante? Aquele ser angelical todo vestido de branco e na forma de uma criança? Quantas perguntas! Atenção curiosa e fascinada a cada desdobramento da narrativa.

As crianças leem e se revelam tão singulares e fantásticas. Duvidam. Emocionam-se. Não compreendem. Identificam-se. Questionam. Para alguns, experiências fascinantes. Para outros, experiências temerosas.



Crianças aprendendo a conhecer as palavras

Maria Luiza e Maria Laura nos ensinaram que brincar com letras e palavras é cativante. Descobriram. Pensaram. Brincaram. Aprenderam. E a confiança que demonstram a cada experiência de descoberta vivenciada! Educar é um exercício formidável de fazer-se humanos. Gostaria de ter a habilidade para descrever cada reação: os olhares (busca, pensamento, imaginação...), as atitudes para solucionar as dificuldades, o deslumbramento ao descobrir cada palavra... Ah, Biblioteca “Leituras e Descobertas do Mundo”!


Estava no Parque Ambiental da Macaúba e lia "O pequeno príncipe preto", de Rodrigo França. Algumas passagens me chamaram atenção: "Sabedoria é comida que nos alimenta ". Ah, que comida venturosa! E me aventurei mais ainda: "Ah, seja sempre sincero com os seus sentimentos. Se for cativar alguém, seja você mesmo". Afetar os outros com a imensidão de si. Já imaginou como seriam os encontros entre duas pessoas!? Uma profusão de encantos e descobertas.





Ler. Descobrir-se. Aventurar-se consigo e com o mundo. A maior riqueza está nos tesouros inefáveis de si... e esses ventos matutinos que acariciam o rosto! Ah, Teresina de junho a julho! Suas manhãs nos estimulam doçura e candura. E na companhia de um bom livro... Ah, Biblioteca “Leituras e Descobertas do Mundo”!



Livros e sabedoria para viver.


VENHA CONFERIR NOSSO INSTAGRAM



Comments


bottom of page