top of page

UMA BIBLIOTECA VIVA

  • Foto do escritor: Humanismo Caboclo
    Humanismo Caboclo
  • 13 de jun.
  • 1 min de leitura

Uma nova fase da Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo... Acomodação nova para os livros... Desafios novos com o público maior graças a dois grupos de crianças que aprendem futebol no campo ao lado da Praça dos Orixás... Uma biblioteca viva que continuamente se recria em meio a sonhos e vontades de ser mais. Explorar mundos é nossa vocação: mundos internos e externos.

Na Praça dos Orixás, Jadson Kauã escreveu um livro com sua versão sobre a história da biblioteca. Disse que seu pequeno livro manuscrito era um presente para mim. Numa página, escreve: "E essas crianças gostavam muito de ler e até de fazer atividade, escrever e muito mais. Neste lugar, tinha até professores que ajudavam os alunos a ler, escrever e fazer atividades...". Explorar mundos com generosidade e atenção genuína é uma outra dimensão desta biblioteca a céu aberto.

Os meninos da Praça São Raimundo Nonato, na grande Santa Maria da Codipi, trazem pensamentos – pequenas ideias que acham significativas. Na tarde deste sábado, Adão trouxe a seguinte ideia: "bondade e maquiagem têm que ser no tanto certo se não você vira um palhaço". Indaguei sobre o quão necessário é a bondade. Já imaginou se não precisássemos regrar nossos desprendimentos amorosos? Mas, no mundo real, ser bom, pode ser ridicularizado (há algum problema nisso?). Ética, consciência trágica, sonhos. São ideias para pensar e fortalecer posicionamentos éticos na vida – outra dimensão de nossa biblioteca.

Este é nosso campo fértil de vida intensa e essencial. Esta é nossa biblioteca. Um campo amplo de possibilidades, sonhos e criações. Criar como uma necessidade humana vital. As crianças mudam. Os educadores se reinventam. A biblioteca se transforma.

 
 
 

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por Humanismo Caboclo

bottom of page